Configuração ATA OPTICOM VOIP-690
Posted Tuesday, August 10, 2010 at 1:59 PM

Siga os passos indicados em seu manual de instalação quanto a posição física dos equipamentos. Iremos abreviar esse passo da seguinte forma:

1°- Conecte sua INTERNET na porta WAN do ata;
2°- Conecte o cabo AMARELO na porta LAN do ata e na porta de INTERNET de seu computador;
3°- Conecte o telefone na porta TEL1 do ata;
4°- Conecte o cabo de energia do ata;
4°- Ligue os equipamentos.

Agora devemos configurar o WINDOWS para receber IP do ata (OPTICOM VOIP-690 vem com DHCP ativado por padrão). Siga os seguintes passos:

1°- Clique em iniciar-> configurações-> painel de controle-> configurações de rede;
2°- Na tela que irá abrir clique em "protocolo internet (TCP/IP) e em seguida "propriedades";

3°- Na próxima tela marque a opção "obter um endereço IP automáticamente". Na opção de DNS logo abaixo recomendamos que seja informado o DNS de sua preferência. Salve.


Acessando o ata OPTICOM VOIP-690:

1°- No computador, abra seu navegador e digite o seguinte endereço: 192.168.10.1 e pressione ENTER;
2°- Na tela que irá aparecer digite "admin" para o usuário e "admin" para senha, como na tela abaixo:

3°- Na tela que aparecerá clique em "line 1 setting";

4°- Na tela seguinte iremos inserir as configurações de sua conta voip ULTRANET (para mais informações, acesse seu painel de controle-> telefonia voip-> configurações-> Configuração do seu ATA);

Line Enable: yes
UID (@Domain Name): seu_usuario@XXX.ultra.net.br
Password: sua_senha
Display Name: seu_nome/ou/seu_usuario (opcional)
Login ID: seu_usuario
Primary Proxy Server: XXX.ultra.net.br PORT: 5060
Secondary Proxy Server: XXX.ultra.net.br PORT: 5060
Registrar Server: XXX.ultra.net.br
Outbound Proxy Server: XXX.ultra.net.br
Register Expiry Time: 3600 seconds
NAT Keep-Alive Method: Disabled
SIP Proxy-Require:
User Preferred Audio Codec: G711U-law
RTP Base Port: 1000
Use STUN for NAT Mapping: (desmarcado)
Support VIA rport: (desmarcado)
Use DNS SRV: (desmarcado)

Clique em SAVE, após salvar clique em "Provisioning Setup", no final da página e na próxima tela marque a opção SIP Agent Restart e logo após em APPLY, como na imagem abaixo:

Pronto, seu ata estará pronto para utilizar os serviços VOIP ULTRANET.

OBS: Caso utilize IP FIXO ou autenticação por PPPoe (usuario e senha) para se conectar na internet também será necessário configurar em Internet Port-> Protocol-> seu_tipo_de_conexão.